Curadoria do material coletado em campo

Na ADA do Complexo UFV Apodi, município de Quixeré, estado do Ceará foram identificados durante as atividades de monitoramento arqueológico alguns artefatos líticos durante os meses de novembro até agosto. Os materiais encontravam-se isolados e foram coletados em superfície, próximo às áreas onde aconteciam as atividades de escavação e terraplenagem.

Posteriormente as atividades de campo a equipe de arqueologia iniciou as etapas de curadoria do material coletado durante o monitoramento e seguiu com os protocolos básicos de coleta e manejo dos bens arqueológicos.

A curadoria do material coletado foi realizada em laboratório e o material passou por limpeza, triagem, numeração e analise, além do inventário e documentação fotográfica.

É importante ressaltar que cada tipo de material (lítico, cerâmico, metálico, louça e ossos) possui suas características especificas e por esse motivo recebem um tratamento diferenciado. No caso do material lítico a etapa da limpeza foi feita com a retirada do excesso de sedimento com o auxílio de escovas de cerdas macias, a numeração das peças foi realizada sobre uma camada fina de verniz sobreposta pelo código de identificação feito com caneta tinta nanquim. Posteriormente, na análise foi possível observar as características tecnológicas e de matéria-prima de cada artefato lítico.

Leia também